A importância de planejar seus investimentos e os riscos que existem


Sem um planejamento atento e cuidadoso não se chegará a lugar nenhum no mundo dos investimentos. Tudo começa com uma boa pesquisa sobre os ativos que está querendo investir. Quando já tiver um bom entendimento a respeito dos ativos, busque saber sobre diferentes estratégias de investimento. Após isso, comece a pensar sobre os riscos aos quais você está exposto, antevendo situações futuras e trabalhando com cenários do tipo “E se acontecer tal evento? Como minha carteira de investimentos responderá?”.

É muito importante saber que nunca estará 100% livre de riscos quando investe seu dinheiro. Por isso, é necessário ter em mente quais são esses riscos e suas possíveis consequências. Abaixo, explicamos brevemente alguns dos principais riscos para os ativos em uma carteira de investimento: risco de mercado, de crédito e de liquidez.

O risco de mercado está relacionado à possibilidade de ocorrências de flutuações nos preços e rentabilidade dos ativos investidos, o movimento normal do mercado de capitais no dia a dia. A melhor forma de diminuir esse risco é por meio da diversificação da carteira com o investimento em diferentes classes de ativos.

O risco de crédito está relacionado à inadimplência dos emissores dos ativos investidos. Por exemplo, uma empresa não honrar o pagamento de um título de dívida emitido por ela própria previamente. Esse risco pode incorrer em grandes prejuízos para uma carteira de investimentos, dependendo do tamanho da exposição no ativo.

Já o risco de liquidez se relaciona com a possibilidade de uma baixa ou mesmo inexistente demanda pelos ativos investidos. Com isso, podem ser encontradas dificuldades na hora de vender determinado ativo pelo preço desejado. Isso pode ter grande impacto na hora que você precisar rapidamente do dinheiro investido para uma emergência.


A Capital Plan Investimentos – CNPJ 31.846.936/0001-61 é uma instituição habilitada e autorizada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de gestão de recursos de terceiros.