Acompanhar investimentos
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muitos investidores ao selecionarem produtos de investimento não sabem como acompanhar suas carteiras e como agir em momentos desfavoráveis. Selecionar e monitorar sua carteira são atividades importantes para garantir uma boa rentabilidade combinada com menor risco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O primeiro passo é planejar sua carteira: entender seu perfil de investidor e escolher ativos compatíveis com o nível de risco que está disposto a correr e com seus objetivos. Depois, o cuidado é para não mudar o planejamento excessivamente, pois isso pode acarretar em custos desnecessários e em aplicações não condizentes com seu perfil. O objetivo de ter visão de longo prazo é mitigar esses riscos e custos, além de alinhar o seu investimento com objetivos concretos que o permitirão realizar algo. Ter metas em mente torna mais interessante e necessário monitorar a evolução do que planejou. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Benchmarks são referências que sinalizam a performance geral de um certo mercado. Os mais famosos são o CDI para renda fixa e Índice Bovespa para ações. Analisar a rentabilidade com relação ao benchmark é importante, pois é difícil avaliar a performance de algo sem que haja uma métrica clara. Investimentos que performam abaixo do benchmark no longo prazo são, normalmente, descartados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acompanhar os investimentos não deve ser uma atividade cansativa ou que demande muito do tempo livre. Caso isso esteja ocorrendo o recomendado é reavaliar sua estratégia para algo mais simples e que não comprometa a rentabilidade. Se sua atividade primária não for investir seu dinheiro, o tempo que deve alocar para isto não pode conflitar com seu esforço de manter sua receita.


A Capital Plan Investimentos – CNPJ 31.846.936/0001-61 é uma instituição habilitada e autorizada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de gestão de recursos de terceiros.