Agenda Econômica da Semana (08/04 – 13/04)

Principais eventos:

Conversa de Bolsonaro com os partidos

O presidente Jair Bolsonaro tem encontro marcado para essa semana com dirigentes de 6 partidos: PSL, PR, Novo, Avante, Podemos e Solidariedade. O objetivo é desenvolver uma relação institucional boa para o futuro do país entre governo e os partidos políticos.

Cessão onerosa

Nessa semana, na reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), o governo espera acertar os últimos detalhes do acordo sobre a cessão onerosa na bacia de Santos com a Petrobras e qual será o modelo para o leilão previsto para 28 de outubro.

Brexit

Na quarta-feira, 10/04, Theresa May participará de uma cúpula de emergência da União Europeia com o objetivo de conseguir adiar a data limite de saída do Reino Unido da UE, neste momento, prevista para sexta-feira 12/04. Nesta semana, a primeira ministra britânica também negocia com a oposição uma forma de apaziguar a crise política existente e alinhar uma nova proposta de Brexit para apresentar para a EU.

Exportação de carne à comunidade árabe e islâmica

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem uma reunião essa semana com embaixadores de 51 países da comunidade árabe e islâmica. Segundo a ministra, será uma oportunidade para conversar sobre a manutenção das relações comerciais com esses países, principalmente com relação a exportação de carne.

Divulgação de Índices e Indicadores

09/04:

Indicador de Vendas no Varejo no Brasil – IBGE

Indicador importante para medir os gastos dos consumidores, representando a maior parte da atividade econômica no país em geral. (Mês: fevereiro)

10/04:

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) – IBGE

Esse índice mede a variação de um conjunto de preços de bens durante um determinado período de tempo. É o principal indicador de inflação utilizado no país, sendo indexador de uma das categorias dos títulos públicos. (Mês: março)

Foto: Marcos Corrêa/PR


A Capital Plan Investimentos – CNPJ 31.846.936/0001-61 é uma instituição habilitada e autorizada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de gestão de recursos de terceiros.