Agenda econômica da semana (06/05 – 11/05)

Principais eventos:

COPOM

Nesta semana, nos dias 07 e 08/05, ocorrerá a reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) com a decisão da taxa básica de juros da economia. Atualmente, o mercado espera uma manutenção da taxa no patamar atual de 6,5% a.a.

EUA x China

O presidente americano, Donald Trump, disse que irá aumentar de 10% para 25% as tarifas sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses importados a partir de sexta-feira (10/05). Esse anúncio é recebido com surpresa, pois os dois lados vinham falando sobre avanços nas negociações comerciais nas últimas semanas, porém para Trump, as negociações estão avançando muito lentamente.

Previdência

A tramitação da proposta de reforma da previdência começará a ser analisada na comissão especial essa semana. A primeira reunião ordinária ocorrerá da comissão na terça-feira dia 07/05.

Resultados trimestrais

A divulgação de resultados trimestrais aqui no Brasil continua. Entre esses resultados, destacamos:

06/05 – BB Seguridade, Magazine Luíza, Unidas e Taesa

07/05 – Ambev, Sanepar, Multiplus, Comgás e Petrobras

08/05 – Banco Inter, Braskem, SulAmérica, Engie, Energias do Brasil, MRV Engenharia e Grupo Pão de Açúcar

09/05 – Azul, Banco do Brasil, Vale, BTG Pactual, Telefônica, Estácio, Lojas Americanas, Carrefour Brasil, Energisa, Sabesp, CVC e B3

10/05 – BRF, M. Dias Branco e Alpargatas

Divulgação de Índices e Indicadores

09/05:

Indicador de Vendas no Varejo no Brasil – IBGE

Indicador importante para medir os gastos dos consumidores, representando a maior parte da atividade econômica no país em geral. (Mês: março)

10/05:

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) – IBGE

Esse índice mede a variação de um conjunto de preços de bens durante um determinado período. É o principal indicador de inflação utilizado no país, sendo indexador de uma das categorias dos títulos públicos. (Mês: abril)

Foto por: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A Capital Plan Investimentos – CNPJ 31.846.936/0001-61 é uma instituição habilitada e autorizada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de gestão de recursos de terceiros.