Alugar ou financiar um imóvel?

Essa é uma pergunta feita por muitos que se preocupam com suas finanças. Um imóvel é um bem de alto custo e tomar a decisão financeira errada pode comprometer com seu planejamento financeiro.

O grande problema de qualquer financiamento são os juros. Afinal de contas, o valor pago em juros pode ultrapassar o próprio valor do imóvel. Logo, é importante entender bem as condições do financiamento, o uso do imóvel e se o imóvel tem valor e tamanho proporcional à capacidade financeira da família. Além disso, os bancos dificilmente financiam 100% do valor do imóvel.

O aluguel por outro lado, se é de um espaço econômico e for bem negociado, pode abrir espaço para ampliar a poupança da família. Além disso, é importante saber que não existe entrada para pagar, ou seja, mais dinheiro ficará disponível para investir. Se no futuro houver o interesse de comprar um imóvel, com os rendimentos desses investimentos poderão ajudar a pagar.

É importante salientar que esses fatores servem somente como base para tomar uma decisão e outros fatores podem ser decisivos. Se levarmos em conta que o imóvel pode se valorizar, essa variável também deve ser contabilizada na hora da decisão. Alguns outros benefícios intangíveis como prioridade a um sentimento de segurança e estabilidade também devem ser analisados.

O imóvel é um bem desejado por muitos e devido ao seu valor deve passar por uma análise criteriosa. Pesquisar aluguéis em diferentes regiões e financiamentos em diferentes bancos pode trazer valores menos onerosos. Lembre-se que a escolha de um imóvel e a decisão sobre alugar ou financiar toma muito tempo e deve ser feita com cautela.


A Capital Plan Investimentos – CNPJ 31.846.936/0001-61 é uma instituição habilitada e autorizada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de gestão de recursos de terceiros.