Como separar finanças pessoais das finanças da empresa

Alguns empreendedores unem suas finanças pessoais com as da empresa, o que pode ter consequências não só legais, mas também financeiras.

Os erros acarretados pela má gestão das duas contas podem ser vistos de diversas formas. Pagar contas pessoais com reservas da empresa ou cobrir custos da empresa com recursos pessoais para não registrar resultado negativo podem fazer com que a gestão do seu negócio e da vida pessoal fiquem imprecisos e tendenciosos.

Algumas dicas para evitar essa confusão:

– Utilize contas bancárias separadas, assim fica mais fácil separar o que é dinheiro seu e o que é dinheiro da empresa.

– Use softwares de controle financeiro para sua empresa e entenda se o negócio está se desenvolvendo bem ou não.

– Defina o pró-labore compatível com a realidade financeira da empresa, mas lembre-se também que investimentos no negócio são importantíssimos para se manter competitivo.

Separar finanças pessoais das finanças da empresa entre rendas e custos entre pessoal e do negócio irão trazer uma ideia mais clara de como os orçamentos estão sendo seguidos e o quão perto de serem alcançados estão seus objetivos. Não deixe de acompanhar de perto ambas as contas para garantir seu sucesso pessoal e profissional.


A Capital Plan Investimentos – CNPJ 31.846.936/0001-61 é uma instituição habilitada e autorizada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de gestão de recursos de terceiros.