Resumo econômico semanal

Brexit: Theresa May anunciou hoje (24/05) que renuncia ao cargo de Primeira-Ministra do Reino Unido. May não resistiu à pressão do fracasso em conduzir o processo da saída do Reino Unido do bloco econômico europeu. Sua saída definitiva está marcada para o dia 7 de junho.

Reforma tributária: A proposta que tem como objetivo unir 5 tributos que incidem sobre o consumo (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) foi aprovada na CCJ essa semana. Mesmo com sua tramitação em ritmo acelerado, a PEC não é prioridade na câmara e espera-se que a reforma da previdência seja votada antes, devido à sua importância.

Agenda econômica da semana (26/05 – 01/06)

Reembolsos ao Tesouro Nacional

Na próxima semana, a Caixa Econômica Federal deve pagar R$ 3 bilhões de volta aos cofres públicos, como devolução dos empréstimos feitos durante governos passados. Esse movimento deve ser seguido também por outros bancos estatais (BB, BNDES, BNB e Banco da Amazônia). O tesouro espera receber por volta de R$ 86 bilhões.

Manifestações a favor do governo

Estão marcadas manifestações em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro para este domingo em todo o país.

Índices e Indicadores

30/05:

PIB (Produto Interno Bruto) – IBGE

Um dos principais índices para medir a atividade econômica do país. (Trimestre: janeiro a março)

IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) – FGV

Índice utilizado para correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas de energia elétrica. (Mês: maio)

31/05:

Taxa de Desemprego – IBGE

Divulgação da PNAD contínua mensal do IBGE com a taxa de desocupação da população brasileira acima de 14 anos. (Mês: abril)

Índice de Confiança Empresarial – FGV

Esse índice agrega os dados das sondagens da indústria de transformação, serviços, comércio e construção. Os segmentos cobertos pelas pesquisas representam mais de 50% da economia nacional. (Mês: fevereiro)


A Capital Plan Investimentos – CNPJ 31.846.936/0001-61 é uma instituição habilitada e autorizada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de gestão de recursos de terceiros.