Tipos de fundos de investimento: fundo multimercado

No primeiro nível de classificação de fundos da ANBIMA, uma das categorias existentes é a de fundo multimercado. Os fundos dessa categoria podem ter políticas de investimento focadas em diversos fatores de risco como juros, moedas (câmbio), ações ou derivativos. Na maioria dos casos, não há compromisso de concentração em nenhum fator em especial.

O segundo nível de classificação para os fundos multimercado subdivide-se em alocação, estratégia (fundos que se baseiam nas estratégias adotadas e suportadas pelo gestor e podendo admitir alavancagem) e investimento no exterior, o qual a parcela da carteira em ativos no exterior deve superar 40%.

No último nível de classificação, o critério envolve a liberdade da carteira ou a necessidade de se manter um benchmark composto.

Para os fundos por alocação, temos os balanceados e os dinâmicos, com os dois tipos buscando retornos no longo prazo. O primeiro tipo possui uma estratégia de alocação pré-determinada devendo especificar o mix de investimentos nas diversas classes de ativos. Este tipo não podendo possuir exposição financeira superior a 100% do patrimônio líquido (PL). Enquanto isso, os fundos dinâmicos possuem estratégias de investimentos sem estarem comprometidos com um mix pré-determinado de ativos. Neste tipo é permitida a exposição financeira superior a 100% do PL.

Para os fundos por estratégia, temos algumas das seguintes categorias:

Macro: envolve operações baseadas em cenários macroeconômicos de médio e longo prazos.

Trading: explora oportunidades de ganhos a partir de movimentos de curto prazo nos preços dos ativos.

Long and Short: busca retorno montando posições compradas e vendidas ao mesmo tempo, sendo o resultado proveniente da diferença entre essas posições.

Juros e Moedas: buscam retorno por meio dos fatores de risco de juros, índice de preços ou moedas estrangeiras


A Capital Plan Investimentos – CNPJ 31.846.936/0001-61 é uma instituição habilitada e autorizada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de gestão de recursos de terceiros.